O Projeto - FASE 6 - Executivos
Projeto de residência
Este é um artigo dividido em 6 partes que fala desde a forma como contratar um arquiteto, as fases de projeto até dicas para sua obra. Abaixo estão os links para as outras partes do artigo.


PRAZO: 1 mês.
EXECUTIVOS - MATERIAL PRODUZIDO: projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico e de automação

Você achou que os projetos haviam acabado? Ainda faltam os projetos executivos que serão o material técnico e específico para executar a construção e o de interiores que visa criar os ambientes internos do empreendimento. Nessa etapa trabalham vários profissionais em conjunto, pois os engenheiros serão responsáveis por diversos trabalhos, como o projeto estrutural, de hidráulica, elétrico e outros, mas todos dependerão do projeto executivo de arquitetura, base para todos eles. 
Nessa fase se o cliente quiser fazer alguma modificação ela impactará, provavelmente, todos os projetos e, com certeza, terá algum custo a mais a ser cobrado dele, portanto faça suas revisões e sane suas dúvidas na fase de anteprojeto.
Algumas reuniões serão primordiais para finalizar a etapa dos executivos, pois várias decisões devem ser tomadas em conjunto, como decidir pontos de elétrica, tipos de automação, pontos e tipos de hidráulica, ar-condicionado etc.