Interiores - Cozinha Gourmet
Cozinha gourmet

Entre as últimas tendências observadas nessa década, em projetos residenciais, vale destacar o uso crescente da cozinha gourmet, antes relevada apenas para imóveis de alto padrão, mas que agora se coloca presente mesmo nos espaços mais simples e até nos apartamentos com plantas exíguas. A utilização do espaço da cozinha como área gourmet vem contemplar a idéia de reunião entre o cozinheiro, agora elevado à categoria de chef de cuisine, e os convidados realçando os rituais, técnicas e prazeres no preparo e degustação da comida. O conceito de cozinha gourmet se construiu na evolução da ´cozinha americana´ que privilegiava a integração entre a cozinha e a sala de jantar/estar por meio de um balcão ou uma janela. Já o conceito de cozinha gourmet vai mais além, pois integra totalmente o ato de preparo e cocção dos alimentos com a atividade de degustação e apreciação das técnicas culinárias. Contudo uma cozinha dessas deve seguir algumas premissas para ter um espaço bem adequado e funcional:

Integração - essa cozinha deve estar integrada a sala de jantar/estar por meio de uma ilha ou península que deverá receber o cooktop e a coifa. Se a planta da casa ou apartamento permitir, uma integração com a área de lazer também é bem vinda, principalmente com a churrasqueira, assim quando se abrirem as portas entre as áreas tudo ficará integrado em um grande espaço de celebração.

Estética - um dos pontos mais relevantes no conceito de cozinha gourmet, pois ela deve estar presente de forma sofisticada em todos mobiliários e equipamentos realçando o requinte do espaço, da mesma forma como deverá ser a refeição que se vai saborear, tão bela e glamourosa quanto a cozinha. Para obter esta sofisticação utilize materiais nobres que estejam em consonância com os utilizados na sala de jantar/estar, pois ela se coloca como parte integrante da área social da residência e deve ser pensada em conjunto. Alguns materiais e tecnologias vem ganhando destaque neste novo tipo de cozinha, como o corian, o silestone e o vidro de alta perfomance, em substituição aos granitos utilizados nas pias e bancadas; e o uso de ferragens sofisticadas que vão da simples corrediça invisível com amortecimento até a alta tecnologia que permite a exclusão dos antigos puxadores de portas e gavetas por meio da utilização de servos-drives, em que apenas um leve toque faz a gaveta ou porta se abrir ou fechar automaticamente.

Funcionalidade - em primeiro instante devemos citar a localização e organização do mobiliário que serve para a estocagem dos diferentes utensílios e alimentos, pois eles devem estar setorizados e conjugados de acordo com o uso. Prefira armários largos ao invés de duas colunas estreitas ,pois há um rendimento de aproveitamento de espaço; evite portas nos armários inferiores, pois é incômodo ter que se agachar para pegar qualquer objeto, utilize gavetões; não faça armários com pouca profundidade; utilize gavetas com divisões internas que hoje vão muito além do simples organizador de plástico para talheres, pois existe uma enorme diversidade para se organizar de tudo dentro das gavetas, desde os tradicionais, até os de panelas, temperos, garrafas, etc.